Páginas

Como organizar uma Festa de Natal

Uma festa não é algo fácil de organizar, e envolve muita paciência e dedicação.
Quem se deve convidar? Como fazer a decoração? O que servir de comida?
São questões que passam pela cabeça, até da pessoa mais experiente em organizações de eventos, e deixa sempre uma pessoa com um pouco de stress.
Planeamento é a palavra chave para atingir o sucesso.
E por isso que deixamos algumas sugestões, que poderão ajudar a planear e organizar uma Festa de Natal.


Tema e Decoração
Sendo uma festa de Natal, o tema será obviamente o Natal.
Será necessário escolher um esquema de cores, que recomendamos que sejam algo como o vermelho, verde, com misturas de branco ou preto. Dourados e prateados são obrigatórios, para misturar com as cores escolhidas.
Não pode faltar:
- luzinhas de Natal a piscar, a envolver o ambiente
- uma árvore de Natal decorada e com presentes debaixo
- se tiver uma lareira, coloque meias de Natal penduradas, juntamente com arranjos feitos com azevinho ou outras decorações Natalícias - e acenda a lareira!
- velas, decoradas com lacinhos vermelhos, e pequenos ornamentos natalícios, como pequenas bolas brilhantes e rama verde
- um centro de mesa decorado com tema Natalício.
- coloque música ambiente natalícia

Convites
Trate de enviar os convites às pessoas escolhidas, o mais cedo possível, para evitar que se comprometam com outros eventos. Tenha em conta a quantidade de pessoas para as quais fará a festa face à dimensão do local que escolheu, para evitar sobrelotação do espaço.
Os convites deverão ter a indicação da hora de início da festa, dia, indicação se haverá dress code e o mais importante de tudo, a morada!
Prefira convites personalizados, feitos por si no computador. Poderá incluir no convite um desenho de uma criança da família.
Não tem tempo para fazer convites personalizados? Então compre cartões e escreva à mão, com tinta preta.

Menu
Escolha se será um buffet, no qual as pessoas se levantam e tiram comida para os seus pratos, ou se será feita uma refeição à mesa.
De seguida, consoante a escolha feita, pense nos pratos que quer servir e elabore o menu.
Escolha as sobremesas/entradas que poderão ser feitas com antecedência e guardadas congeladas.
Outras comidas poderão ser preparadas com dias de antecedência e guardadas no frigorífico, para que possam ser finalizadas no dia da festa.
Lembre-se que numa festa não deve experimentar novas receitas. Fique por aquelas que já fez mais vezes e sabe que ficam bem. Ou então, caso queira fazer receitas novas, deve confeccioná-las em modo teste, para ter a garantia de que correm bem no dia da festa.
Evite comidas que requeiram faca e garfo, caso escolha um buffet, para evitar ter uma sobrecarga de talheres para lavar. É mais simples comer com os dedos, para evitar que caia comida ou bebida ao chão.
Se escolher uma refeição à mesa, garanta que tem lugar para todos à mesa.
Prefira talheres, copos e pratos descartáveis, mas bonitos, para uma simplificação da limpeza depois da festa. Assim também evitará loiça partida pelos convidados mais alegres.
Coloque o bar perto da água e do balde do gelo, para que as bebidas fiquem concentradas numa só localização.
Coloque vários sacos do lixo perto da área da localização das bebidas e das mesas de buffet, para evitar um acumular de lixo na cozinha.
Garanta que tem cadeiras/sofás/bancos suficientes para as pessoas poderem descansar sentadas.

Entretenimento
Personalize a noite com uma actividade especial.
Jogos de tabuleiro, cartas, consolas de jogos, karaoke e músicas dançáveis costumam ser um bom entretenimento para um grupo de amigos se divertirem numa festa.
Pode escolher outras actividades como jogos em grupo, assistir a um filme, um concerto em DVD ou simplesmente conversar ou debater temas.

Presentes
Os convidados adoram miminhos!
Prepare pequenas prendas enroladas em lacinhos, que poderão conter um bombom, ou algo simbólico que ajude a tornar a festa inesquecível!
Promova uma troca de prendas entre convidados, como por exemplo, o "amigo secreto", em que cada pessoa sabe de antemão (através de sorteio antes da realização da festa, onde se define o valor máximo a gastar numa prenda) a quem vai dar a prenda, mas não sabe de quem irá receber uma prenda. Desta forma a troca de prendas é sempre personalizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...